domingo, 12 de setembro de 2010

SANTÍSSIMA MÃE

A LITURGIA CELEBRA NO 12 DE SETEMBRO, O NOME SANTÍSSIMO DA VIRGEM MARIA (MIRYAM, EM HEBRAICO). O OBJETIVO DESSA FESTA É QUE OS FIÉIS POSSAM SE RECOMENDAR A DEUS, DE MODO ESPECIAL, POR INTERCESSÃO DE SUA SANTÍSSIMA MÃE, AS NECESSIDADES DA IGREJA E AS PRÓPRIAS NECESSIDADES, E AGRADECER A DEUS PELAS GRAÇAS RECEBIDAS POR INTERMÉDIO DE SUA MÃE. ESTA FESTA FOI CONCEDIDA NA ESPANHA EM 1513 E ESPALHOU-SE POR TODO O PAÍS; EM 1683 O PAPA INOCÊNCIO XI A ESTENDEU PARA TODA A IGREJA DO OCIDENTE, COMO UM ATO DE AÇÃO DE GRAÇAS PELO LEVANTAMENTO DO CERCO DE VIENA E A DERROTA DOS TURCOS POR JOÃO SOBIESKI, REI DA POLÔNIA. NA ÉPOCA ELA FOI ESTABELECIDA PARA O DOMINGO DENTRO DA OITAVA DA NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA; HOJE SE CELEBRA NA DATA DO TRIUNFO DE SOBIESKI.

O NOME DE UMA PESSOA É ALGO MUITO IMPORTANTE NA BÍBLIA, POIS REPRESENTA A PRÓPRIA PESSOA. CERTAMENTE SÃO JOAQUIM E SANTA ANA FORAM INSPIRADOS PELO CÉU PARA ESCOLHER ESSENOME À VIRGEM QUE SERIA UM DIA A MÃE DO REDENTOR E NOSSA MÃE.

SÃO LUCAS REGISTRA: “O NOME DA VIRGEM ERA MARIA”. O ANJO ENVIADO POR DEUS DIZ A ELA: “NÃO TEMAS, MARIA, POIS ACHASTE GRAÇA DIANTE DE DEUS”. SEGUNDO OS MARIÓLOGOS O NOMEMIRYAM PODE TER ORIGENS DIVERSAS: “UNS DERIVAM O NOME DA RAIZ MERY, DA LÍNGUA EGÍPCIA E SIGNIFICA MUI AMADA. OUTROS DIZEM QUE PROVÉM DO SIRÍACO E QUER DIZER SENHORA, OPINIÃO DEPOUCA SOLIDEZ. A SENTENÇA MAIS FREQÜENTE É A QUE O DERIVA DO HEBRAICO. DENTRO DESTA LÍNGUA CABEM MUITAS INTERPRETAÇÕES. ASSIM SE ENUMERAM AS SEGUINTES: “MAR AMARGO E REBELIÃO; GOTA DO MAR; SENHOR DE MINHA LINHAGEM; ESTRELA DO MAR; ESPERANÇA; EXCELSA OU SUBLIME; PINGUE, ROBUSTA; AMARGURA E MIRRA”. O CÔNEGO JOSÉ VIDIGAL, CITANDO FRAINE, DIZ QUE “APESARDE SESSENTA TENTATIVAS QUE JÁ FORAM FEITAS A ETIMOLOGIA CIENTÍFICA DO NOME DE MARIA CONTINUA INCERTA”.

MAIS IMPORTANTE DO QUE O SIGNIFICADO EXATO DESSE NOME, É QUE É UM NOME PODEROSO, POR SER O DA MÃE DE DEUS; E QUE DEVE SER INVOCADO SEMPRE. O PADRE ANTÔNIO VIEIRA DIZ: “SÓ VOS DIGO QUE INVOQUEIS O NOME DE MARIA QUANDO TIVERDES NECESSIDADE DELE; QUANDO VOS SOBREVIER ALGUM DESGOSTO, ALGUMA PENA, ALGUMA TRISTEZA; QUANDO VOS MOLESTAREM OS ACHAQUES DO CORPO, OU VOS NÃO MOLESTAREM OS DA ALMA; QUANDO VOS FALTAR O NECESSÁRIO PARA A VIDA OU DESEJARDES O SUPÉRFLUO PARA A VAIDADE; QUANDO OS PAIS, OS FILHOS, OS IRMÃOS, OS PARENTES SE ESQUECEREM DAS OBRIGAÇÕES DO SANGUE; QUANDO VO-LO DESEJAREM BEBER A VINGANÇA, O ÓDIO, A EMULAÇÃO, A INVEJA; QUANDO OS INIMIGOS VOS PERSEGUIREM, OS AMIGOS VOS DESAMPARAREM, E DONDE SEMEASTES BENEFÍCIOS, COLHERDES INGRATIDÕES E AGRAVOS; QUANDO OS MAIORES VOS FALTAREM COM A JUSTIÇA, OS MENORES COM O RESPEITO, E TODOS COM A PROXIMIDADE; QUANDO VOS INCHAR O MUNDO, VOS LISONJEAR A CARNE, E VOS TENTAR O DEMÔNIO, QUE SERÁ SEMPRE E EM TUDO; QUANDO VOS VIRDES EM ALGUMA DÚVIDA OU PERPLEXIDADE, EM QUE VÓS NÃO SAIBAIS RESOLVER NEM TOMAR CONSELHO; QUANDO VOS NÃO DESENGANAR A MORTE ALHEIA, E VOS ENGANAR A PRÓPRIA, SEM VOS LEMBRAR A CONTA DE QUANTO E COMO TENDES VIVIDO E AINDA ESPERAIS VIVER; QUANDO AMANHECER O DIA, SEM SABERDES SE HAVEIS DE ANOITECER, E QUANDO VOS RECOLHERDES À NOITE, SEM SABER SE HAVEIS DE CHEGAR À MANHÃ; FINALMENTE, EM TODOS OS TRABALHOS, EM TODAS AS AFLIÇÕES, EM TODOS OS PERIGOS, EM TODOS OS TEMORES, E EM TODOS OS DESEJOS E PRETENSÕES, PORQUE NENHUM DE NÓS CONHECE O QUE LHE CONVÉM; EM TODOS OS SUCESSOS PRÓSPEROS OU ADVERSOS, E MUITO MAIS NOS PRÓSPEROS, QUE SÃO OS MAIS FALSOS E INCONSTANTES; E EM TODOS OS CASOS E ACIDENTES SÚBITOS DA VIDA, DA HONRA, DA FAZENDA, E, PRINCIPALMENTE, NOS DA CONSCIÊNCIA, QUE EM TODOS ANDA ARRISCADA, E COM ELA A SALVAÇÃO.

E COMO EM TODAS ESTAS COISAS, EM CADA UMA DELAS NECESSITAMOS DE LUZ, ALENTO E REMÉDIO MAIS QUE HUMANO, SE EM TODAS E CADA UMA RECORRERMOS À PROTEÇÃO E AMPARO DA MÃE DAS MISERICÓRDIAS, NÃO HÁ DÚVIDA QUE, OBRIGADOS DA MESMA NECESSIDADE, NÃO HAVERÁ DIA, NEM HORA, NEM MOMENTO EM QUE NÃO INVOQUEMOS O NOME DE MARIA”. (APUD CON. VIDIGAL) SÃO BERNARDO, DR. DA IGREJA DIZIA E REZAVA ASSIM: “SEGUINDO-A NÃO TE DESVIARÁS”:

“MARIA É ESSA ESTRELA ESPLÊNDIDA QUE SE ELEVA SOBRE A IMENSIDÃO DO MAR, BRILHANDO PELOS PRÓPRIOS MÉRITOS, ILUMINANDO POR SEUS EXEMPLOS. Ó TU, QUE TE SENTES, LONGE DA TERRA FIRME, LEVADO PELAS ONDAS DESTE MUNDO, NO MEIO DOS TEMPORAIS E DAS TEMPESTADES, NÃO DESVIES O OLHAR DA LUZ DESTE ASTRO, SE NÃO QUISERDES PERECER. SE O VENTO DAS TENTAÇÕES SE ELEVAR, SE O RECIFE DAS PROVAÇÕES SE ERGUER NA TUA ESTRADA, OLHA PARA A ESTRELA, CHAMA POR MARIA. SE FORES SACUDIDO PELAS VAGAS DO ORGULHO, DA AMBIÇÃO, DA MALEDICÊNCIA, DO CIÚME, OLHA PARA A ESTRELA, CHAMA POR MARIA. NOS PERIGOS, NAS ANGÚSTIAS, NAS DÚVIDAS, PENSA EM MARIA, INVOCA MARIA. QUE SEU NOME NUNCA SE AFASTE DE TEUS LÁBIOS, QUE NÃO SE AFASTE DE TEU CORAÇÃO; E, PARA OBTER O AUXÍLIO DA SUA ORAÇÃO, NÃO TE DESCUIDES DO SEU EXEMPLO DE VIDA. SEGUINDO-A, TERÁS A CERTEZA DE NÃO TE DESVIARES; SUPLICANDO-LHE, DE NÃO DESESPERAR; CONSULTANDO-A,DE NÃO TE ENGANARES. SE ELA TE SEGURAR, NÃO CAIRÁS; SE TE PROTEGER, NADA TERÁS DE TEMER; SE TE CONDUZIR, NÃO SENTIRÁS CANSAÇO; SE TE FOR FAVORÁVEL, ATINGIRÁS O OBJETIVO.”

Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NOS QUE RECORREMOS A VÓS!!!!
FONTE:[AUGUSTO CESAR]